quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quiche de cogumelos com brie


Seis meses sem postagens. SEIS! Errado!
Mais do que na hora de voltar à programação normal. Vamos lá.
Todos que acompanham este blog, sabem da minha mania de não seguir receita. Óbvio que acontecem umas cagadinhas de vez em quando. Umas, na real, tão grandes que, nem me atrevo contar aqui. Outras a gente compartilha.
Domingo inventei de fazer quiche. Nunca tinha feito. Tinha passado oszôio numas receitas e tals. Mas sabe como é né? Deixa prá lá! Fiz a massa, certinha. O problema foi o recheio. Praticamente todos que eu olhei, levava ovos e tem sua preparação adequada. Resolvi fazer o meu com uma base de bechamel. Bom, não me pergunte porquê. Na verdade o gosto ficou incrível, queijos (brie, emental e gruvyere) e presunto cru (tipo parma). O problema é que ficou meio mole e, quanto parti os pedaços, a quiche se desfez.
Hoje ia ter uma reunião na casa de uma amiga, e eu ia fazer quiche. Tinha me comprometido. Olhei umas receitas e fiz a listinha de compras. E como ia ter uns amiguinhos vegetarianos lá, já tinha pensado em fazer uma de cogumelos. Como não rolou o encontrinho, resolvi fazer em casa, pois só pensava na dita cuja. Saí do trampo e passei no mercado. Os cogumelos naquele preço lindo...só que não! Comprei shitake e champignon. Quando passei em frente a sessão de queijos, pensei: por que não um pedacinho de brie?!!! Fui pra casa, com a bolsa de um lado e uma sacola do outro, pedalando, e rezando para que sacola não caísse e quebrasse os ovos.

Primeiro a massa: 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de manteiga gelada (tem que ser gelada) cortada em pedaços, 1/2 colher de chá de sal e 1/4 de xícara de água, também gelada.
Fazendo a massa: junte a farinha e a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Depois junte a água e o sal e continue com as pontas dos dedos. A massa tem que continuar uma farofinha. Forre uma assadeira, de fundo removível, com a massa. Primeiro as laterais e depois o fundo. Pré-asse a massa por 15 minutos, em temperatura de 160 graus.
Enquanto assa a massa, prepare o recheio.
1 bandeija de shitake e 1 de champignon, fatiados. 1 cebola cortada em cubinho. 50 gr de manteiga. 4 ovos. 300 gr de creme de leite fresco. 1 xícara de leite. Sal e pimenta do reino a gosto.
Refogue a cebola na manteiga e em seguida os cogumelos, até começar a soltar água. Reserve. Há essa altura, a massa já se passaram os 15 minutos da massa. Retire-a do forno. Numa tigela, misture os ovos, o creme de leite, o leite, o sal e a pimenta do reino. Bata levemente. Em seguida junte os cogumelos e disponha sobre a massa. Volte a assadeira ao forno médio, até ficar bem consistente. Mais ou menos 45 minutos.

Dessa vez, a quiche não se desfez.
Sirva com vinho tinto e seja feliz.

2 comentários:

  1. Receita testada e aprovadíssima! Se alguém mais fizer, basta informar data, hora e local para inspeção de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Receita perfeita para quando surgir a minha oportunidade de ser agraciada com um prato teu. ;)
    Michele

    ResponderExcluir