quinta-feira, 15 de março de 2012

Lascas de peixe com legumes assados

No fim de semana fomos para Ubatuba e, para a janta de sábado, tinha sido programada uma moqueca baiana. Na peixaria, optei pela corvina pois era o único peixe fresco disponível. Comprei peixe para umas 8 pessoas, sendo que éramos 4. Não fiz tudo porque né, vamos evitar o desperdício. Apesar de que, onde se tem o Lucas Silva, nada se perde, tudo se come. Mas enfim, fiz a moqueca com uma parte e congelei o resto, pois estávamos numa casa com geladeira. Trouxe o resto de volta para casa no domingo e como tinha a intenção de usá-lo na segunda não coloquei no congelador. Mas como na segunda eu tenho preguiça da vida e, inclusive de cozinhar, acabei não fazendo. Na terça já estava descartado, pois teríamos amigos vegetarianos em casa.


Mas não podia passar de ontem (quarta), pois corria-se o risco de perder todo o peixe. Como estamos pertinho da páscoa, começam a pipocar receitas de bacalhau. É bacalhau que não acaba mais. Daí pensei: por que não fazer com outro peixe. Ruim não pode ficar. Coloquei o peixe para assar primeiro, porque fica pronto muito rápido. Enquanto ele assava cortei em rodelas: as batatas, a cebola roxa, o tomate e o pimentão. Dispus tudo numa assadeira, alternando em camadas e colocando os pinmentões por cima de tudo com bastante azeite. Tirei o peixe do forno e coloquei os legumes. Enquanto os legumes assavam, esperei o peixe esfriar um pouco e separei a carne das espinhas.

Quando os legumes estiverem douradinhos, ponha o peixe por cima, regue com mais um pouco de azeite e ponha no forno por mais uns 10 minutinhos. Sirva com bastante amor.

Um comentário: