terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O dia em que fiz um cheesecake

Quando eu era mais nova eu tinha uma paciência gigantesca para fazer doces. Costumava fazer muitos bolos em casa. Mas fazer doce é um troço que exige mais paciência do que se imagina. Qualquer coisa e pum, dá errado. Fazer doces, pelo menos os que eu gosto mais, não são nada práticos. Uma porção de ingredientes que geralmente não tenho em casa, uma pilha de louça e talheres para lavar depois e acabo desistindo.
Mas esses dias tava a fim de comer um cheesecake e como nunca tinha feito nenhum, resolvi arriscar. Como já estava na rua, aproveitei e passei no mercado para comprar os ingredientes. Fiquei na dúvida entre o doce de leite, que já tinha em casa, ou ter mais trabalho. Optei pelo segundo, claro!
Comprei uma frutas vermelhas que vem congeladas e não custam uma fortuna tal qual como as versões frescas delas. Comprei o creamcheese light. Muitas vezes as versões light são uma droga. Tente usar uma manteiga light e vai se arrepender como uma Maria Madelena. Mas resolvi arriscar. Faltava também o biscoito.
Cheguei em casa e comecei pela geléia. Frutas, mesmo congelada, na panela, água até cobrí-las e só uma colher de açúcar, para não ficar enjoado. Deixei no fogo alto até começar a fever. Baixei o fogo e "esqueci" a panela lá. Usei uma assadeira de aro removível de 20 cm. Então para ela, usei 1 1/2 pacote de biscoito maizena e 80 gr de manteiga derretida. Enquanto fazia esse processo, o fogo começou a dar aquelas explodidinhas como se fosse acabar o gás. Pensei: puta merda, era só o que faltava. E nem ia poder pedir um gás porque era domingo, 6h da tarde. Comecei a rezar e só então percebi que a falha no fogo era culpa do ar que o liquidificador soltava pelas laterais e ia direto na boca que estava sendo usada.

Para o recheio, como citado acima, usei creamcheese light. Já tinha um em casa e comprei "apenas" mais um na minha inocência. Quando comecei a preparar o dito cujo, resolvi dar uma checada na receita que usei de base e vi que tinha apenas a metade do queijo. Oh God! Desliguei o fogo da geléia para não ter acdentes e corri na padaria para comprar mais dois potinhos. NÃO FAÇAM ISSO! Sua receita vai duplicar de valor. Bem feito! É isso que dá comprar na padaria do ricos e famosos do Alto da Lapa. Otária!
Voltando. Reacendi o fogo da geléia. 4 potinhos de creamcheese light, 140 gr de açúcar (a receita pedia 180 gr. Foda-se! Não sou formiga.), uma colherinha de essência de baunilha, uma colher de suco de limão e 3 ovos. Então montei a massa do biscoito, somente no fundo da assadeira e coloquei o creme por cima. Forno. Depois de uns 45 minutos tirei, desenformei e cobri com a geléia. Geladeira.

Saldo da sujeira:
1 liquidificador
pás de batedeira
panela da geléia
bacia da massa
bacia do recheio
trocentas colheres e facas.
1 assadeira
1 copo medida
1 copo (para ver se o ovo está bom). Arghs!

Disseram que foi o melhor cheesecake que já comeram.

PS: pode usar creamcheese light sem medo.

Um comentário:

  1. "Disseram que foi o melhor cheesecake que já comeram". De fato, foi.

    ResponderExcluir