sexta-feira, 2 de março de 2012

Risoto de beterraba

Não sou fã de beterraba. Eu gosto. Mas não faço questão e conheço muita, mas muita gente que torce o nariz. Mas ao contrário da grande maioria, o namorado adora e eu nunca tinha feito absolutamente nada, nunca veio nenhuma inspiração. Um dia, sem querer, procurando uma receita de risoto, me deparo com uma foto de um risoto de cor maravilhosa. Era o risoto de beterraba. Quis fazer só por causa da cor dele. Era linda! Fiz a primeira vez e confesso que ficou uma bosta! Usei uma famigerada beterraba em conserva. Sério, nunca faça isso. Foi salvo apenas pelo limão siciliano. A cor também fica bem feia. Talvez o vinho branco não tenha ajudado. pesquisando melhor, vi que a maioria das receitas usa vinho tinto. O fato é que aquilo ficou na minha cabeça e eu tinha fazer com que desse certo. Tentei novamente. Comprei baterraba fresca dessa vez. Muitas receitas sugerem fazer a beterraba no forno (vou tentar essa qualquer dia), mas eu fiz cozida. Cozinhei inteira, com casca e tudo. Enquanto cozinhava a dita cuja, temperei o peixe com limão (tirado do pé, em paranapiacaba. Incrível!), sal, pimenta do reino, tomilho, coentro e cebola roxa picada. O peixe? Um filé de pintado, que eu nunca tinha feito. Coloque no forno quando começar a preparar o risoto. Quando o risoto estiver pronto, retire o peixe do forno.


Voltemos ao risoto. Prepare-o da forma tradicional, trocando o vinho branco pelo vinho tinto. No final acrescente a baterraba cortada em cubinhos, as raspas de limão siciliano e a manteiga. Ficou incrível!

4 comentários:

  1. Sou da turma que torce o nariz pra dita cuja, rsrs, mas adorei a cor do prato!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, experimente, fica incrível o sabor. Mas repito, não use beterraba em conserva.

      Excluir
  2. Tão bonito que dava dó de comer... mas passou logo e eu comi rapidinho!

    ResponderExcluir
  3. Adoro risotos, de toda espécie, ultimamente tenho feito muitos risotos, com shitake ou com camarões. Irei experimentar esse seu prato, depois passo minha experiencia. Obrigado pela postagem.

    ResponderExcluir