quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Filé mignon suíno com mini champignon ao molho de mel e mostarda

A ideia hoje era fazer salsichões com batata sautè. Fui ao mercado, peguei a cestinha e fui direto na gôndola onde eles costumam ficar. Não haviam muitas opções. Peguei o que tinha, coloquei na cestinha e resolvi fazer uma visita às outras carnes. Eis que me deparo com um pedaço lindo de filé mignon suíno. E barato. Mais barato que aqueles pacotinhos com 2 meras salsichas. Sim, salsichas alemãs são um troço caro. Pensei apenas uma vez e coloquei o filé mignon, lindamente, na cestinha e devolvi as salsichas ao seu devido lugar.

Continuei com as batatas. Mas ao invés de batatas grandes, comprei batatas bolinha que iam ser preparadas de outra forma: assadas com bastante azeite e alguma erva. Optei pela cebolinha francesa, que é mais fininha que a nossa. Como as batatas demoram um pouco para assar e a pia ainda estava um caos dos dias anteriores, coloquei-as no forno com uma certa antecedência. Usei uma forma refratária pequena e mais funda. Coloquei as batatas, reguei com bastante azeite, salpiquei um pouco de pimenta do reino e bastante cebolinha francesa e cobri a forma com papel alumínio. Coloquei no forno já pré-aquecido enquanto o dignissímo lavava a bagunça.

Com a pia limpa e a batata assando, hora de preparar a carne. Cortei-a em pedaços grandes e dei uma leve salteada no azeite. Um pouco de sal e pimenta do reino, que não faz mal a ninguém. Juntei o champignon e refoguei junto com a carne. Para o molho usei 1 parte de mel para 3 de mostarda e um pouco de água. Juntei à carne e ao champignon e deixei mais uns 3 minutinhos em fogo alto para o molho encorpar um pouco.


Voltando às batatas: quando elas estiverem quase prontas, tire o papel alumínio e acrescente tomates cereja e deixe na temeratura mais alta do forno. Os tomates vão assar e as batatas vão ficar bem douradinhas. Ao servir, salpique flor de sal (rhyco!) por cima das batatas.

Vou dizer que foi uma grata e saborosa surpresa!

3 comentários: