quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Filé ao molho de gorgonzola e batata gratinada

O La Tartine é um dos meus restaurantes favoritos aqui em São Paulo. Vou sempre que posso. E, às vezes, quando não posso, também. Conheci ele há mais de dez anos e foi paixão à primeira vista, assim como o Agadir que, aliás, faz tempo que não vou. O La Tartine tem a vantagem de ser um pouco mais em conta.

Esta receita é baseada numa das mais tradicionais do La Tartine: o filé ao molho de roquefort e batata gratinada, que estava presente no cardápio do dia em pelo menos metade das vezes que fui lá. Já comi umas duas vezes, na falta do pato, que é o meu favorito, ever, no bistrô.

Daí que ontem me deu vontade de comer esse negócio gordo. Mas saí do trabalho em direção ao mercado com o gorgonzola na cabeça. No caminho percebi que não tinha sequer olhado uma receita do molho para ter alguma ideia de como fazê-lo. Fui na intuiçao mesmo.

As batatas: escolha as grandes e comece colocando-as para cozinhar. Calcule uma batata para cada pessoa. Depois de cozidas, descasque-as, coloque num refratário e unte com bastante manteiga. Bastante mesmo. Sem pobreza. Coloque no forno bem quente até ficarem douradas por cima. Na hora de servir, dê uma leve amassada nelas, com as mãos.

Os filés: opte por algum corte bem mole (filé mignon ou contra-filé). O ponto vai do gosto do freguês. Acabei comprando contra-filé porque não tinha filé mignon. Tempere com sal e pimenta do reino, mas só quando for prepará-los. O sal tira água da carne e vai deixá-la ressecada.

O molho: quando cheguei em casa fui olhar algumas receitas. Tinha comprado quase tudo certo: apenas comprei leite no lugar do creme de leite (todas as receitas eram muito parecidas) e o vinho branco que eu não tinha. Usei um pouco de kirsch no lugar dele. Só um pouco mesmo Vêve. Cebola e gorgonzola. Refogue a cebola até dourar e junte o gorgonzola em pedaços. Mexa até dissolver o queijo por completo. Joque um pouco de vinho branco (no meucaso, kirsch) e deixe ferver um pouco para evaporar o alcool. Junte o leite e deixe o molho encorpar. Enquanto isso vá preparando os filés.

Quando eles estiverem no ponto desejado, joque o molho por cima e deixe no fogo por uns 3 minutinhos. Sirva-os com as batatas. O leite deixou o molho bastante suave, mas com o gosto do gorgonzola bastante proeminente. Aprovadissímo!

2 comentários:

  1. Joana, adorei a dica. Vou experimentar a receita. Eu queria mesmo o da foto, mas quem sabe um dia chegará a minha vez. Hehe. Bj Ana Carmen

    ResponderExcluir